quinta-feira, 5 de julho de 2012

LOUVAÇÃO





            Ainda mexendo no baú das minhas memórias – lhes prometendo que “O Cesto” terá muito mais poesia que blablablá –, lembro-me da noite em que vi um neguinho com uma camisa de gola rolê, tímido, entrando no estúdio da TV Itapoã – era assim quem se escrevia –, na Bahia, como calouro, num programa chamado “A Escada para o Sucesso”. O sambinha que ele cantou chamava-se “Mancada”. Vocês, por acaso, podem imaginar quem era aquele neguinho?... – sim, ele mesmo: Gilberto Passos Gil Moreira, que, no dia 26 de junho deste, completou setenta anos.

(Gil não se importa em ser chamado de neguinho, nem o samba, de sambinha)

            O “Escada para o sucesso” era um seleto programa de calouros que, por objetivo, descobria talentos baianos – como se fosse necessário. Se não fosse por duas menininhas chamadas Cynara e Cybele que – em duo – não só eram afinadas como encantavam, certamente o Gil o venceria. Mais tarde, Cynara e Cybele formaram o “Quarteto em Cy”.

Fiquei uma pá de tempo sem saber por onde andava aquele neguinho. Até que um dia, meu pai me chega em casa com um LP chamado “Louvação” – e adivinhem quem estava na foto da capa?... O próprio Gilberto Gil. Era o seu primeiro disco.

Realmente, o meu pai tinha um refinado gosto musical. Dele, eu herdei o “Chega de Saudade”, do João Gilberto, e o “Louco por você”, de um tal Roberto Carlos.

“Louvando o que bem merece, deixo o que é ruim de lado".

(Gilberto Gil)

                       Parabéns Gil!





Nenhum comentário:

Postar um comentário